Quando se trata de design de interiores com visão de futuro, adaptabilidade e atemporalidade são dois fatores-chave que podem garantir que uma casa pareça tão atual quanto no momento da sua construção. Ao emprestar elementos de vários estilos proeminentes e combiná-los em um todo harmônico, os interiores contemporâneos permanecem atuais mesmo com o avanço das tendências. Mas quais são os componentes que se mantém presentes mesmo com as frequentes mudanças? Exploramos sete elementos de design que resistem ao tempo e definem os interiores contemporâneos.
O design de interiores de estilo contemporâneo foi uma evolução natural da estética moderna de meados do século e foi cunhado pela primeira vez como um termo próprio por volta da década de 1970. Significando uma mistura de estilos predominantes na época, emprestou muito da estética popular, como modernismo, pós-modernismo e Art Deco. Ao combinar elementos de cada um em graus variados, as casas contemporâneas refletem uma certa qualidade familiar sem arriscar um desequilíbrio a favor de um ou de outro.
Meio século depois e os interiores contemporâneos ainda estão evoluindo em uma velocidade rápida. Com a introdução do estilo de fazenda, design Japandi ou minimalismo, há mais opções do que nunca, e os interiores contemporâneos continuam extraindo pontos de referência de todos eles para criar uma linguagem única e voltada para o futuro. Através da sobreposição inteligente e diferentes peças de destaque contra um envoltório moderno rígido, os ambientes podem ser adaptados ao longo do tempo para garantir sua atualização.
Dito isto, existem certos elementos que podem ser encontrados em qualquer interior contemporâneo. Analisamos sete deles através de 49 projetos de nosso banco de dados do ArchDaily.
Móveis Minimalistas
Ao entrar em uma casa contemporânea, uma coisa que você certamente não encontrará é excesso de móveis. Como Ludwig Mies van der Rohe apontou apropriadamente: "menos é mais". Mantendo-se fiel a essa ideia, bem como à estética reduzida popularizada pela escola Bauhaus e pelo movimento artístico De Stijl, muitos interiores contemporâneos focam apenas nas necessidades básicas para funcionar no dia-a-dia. Os móveis sob medida podem ser uma maneira inteligente de criar armazenamento extra que não lota a sala e esconde a desordem. Aderindo a apenas algumas peças, geralmente de alta qualidade, os interiores contemporâneos enfatizam o artesanato e o poderoso efeito de redução.
Casa na Esquina / RUE arquitectos
Apartamento 024 / ŠA atelier
Residência 195 / Ampuero Yutronic
Interior MFN / INT2architecture
Casa Alonso / Sebastian Arquitectos
Casa Axis / LCGA Design
Apartamento BE / MZNO
Materiais Mistos
Não são apenas os móveis que contam na qualidade dos interiores contemporâneos. A ênfase nos materiais é fundamental e é possível identificar um estilo contemporâneo pela mistura de vários materiais de alta qualidade, como madeiras naturais, fibras orgânicas, concreto polido ou mármore. Isso cria um contexto visual rico, apesar da estética reduzida e permite que peças de destaque ou paredes que contrastam na estrutura apresentem uma declaração poderosa por si mesmas.
Apartamento Unidade e Alteridade / Shiran Ishay
Apartamento Nicolai Paris / noa* network of architecture
Casa Árvore / ST Design Studio
Casa Translúcida / Fougeron Architecture
Apartamento DL / StudioLIM
Apartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura
Refúgio Palm Frond / Koichi Takada Architects
Plantas Livres
Em outro aceno aos estilos pré-existentes típicos de interiores contemporâneos, a planta aberta encontrada em muitos deles surgiu como parte da revolução industrial e da ascensão do Estilo Internacional na arquitetura. Graças aos avanços tecnológicos do início do século XX, as plantas abertas abandonaram os espaços individuais perfeitamente definidos em favor de uma unidade estrutural que fluiu naturalmente da cozinha para a sala de jantar e para a área de estar. Dê uma olhada nos interiores contemporâneos hoje, e quase todos eles se prenderam a essa erosão arejada dos limites.
Apartamento Cinza / Azovskiy&Pahomova architects
Apartamento ML / flipê arquitetura
Apartamento Ichijo-toma / kooo architects
Apartamento MB / Bokey Grant
Apartamento e Ateliê Rue Polonceau / YUA studio d'architecture
Casa em Uraga / note architects
Apartamento Ceppo / Meireles+Pavan Arquitetura
Linhas Claras
Intimamente relacionado ao pensamento de industrialização e tecnologia com uma afinidade por linhas limpas e formas aerodinâmicas e orgânicas. Os interiores contemporâneos priorizam linhas visuais fortes como parte de sua aparência geral - mas isso não significa que os círculos estejam fora de questão. Ao combinar formas retas com circulares ou ovais, as casas contemporâneas garantem que os pontos de referência continuem evoluindo de acordo com os estilos predominantes da época.
Apartamento DÔ / flipê arquitetura
Casa de Silva / ICONCAST
Casa da Rua Canning / Foomann Architects
Apartamento em Zverynas / HEIMA architects
Casa Yugen / Studio Gabriel Bordin
Apartamento 1927 / Kilo / Honc
Reconversão Casa Ávila / Allaround Lab
Paleta de Cores Suaves com Detalhes
Os interiores contemporâneos são fortemente definidos por cores neutras, como branco, preto, cinza ou bege. Dito isto, a sofisticação da paleta de cores é enfatizada pelos detalhes e elementos decorativos que geralmente apresentam um tom do extremo oposto da roda de cores, como azul, verde, vermelho ou amarelo. Paredes coloridas são uma raridade, embora, se estiverem presentes, geralmente sejam mitigadas, aderindo aos tons neutros para os móveis ao redor, a fim de obter uma aparência contemporânea e equilibrada.
Casa Inside Outside / David Coleman Architecture
Apartamento Momenttum / Studio Boscardin.Corsi Arquitetura
Apartamento Praia Mansa / Leandro Garcia
Pavilhão Cranberry / Wright Architects
Casa HD / MDDM STUDIO
Apartamento Mirror Maze / YAEL PERRY | INTERIOR DESIGNER
Casa Langdon / Estudi E. Torres Pujol
Iluminação de instrução
Dada a aparência reduzida e organizada da maioria dos interiores contemporâneos, a iluminação extravagante é frequentemente usada para marcar um espaço pequeno. Lustres gigantescos ou grandes estruturas de iluminação globular são combinados com luzes embutidas ou iluminação indireta para complementar o brilho uniforme emitido por esta última com estruturas marcantes que atuam como destaques visuais adicionais. Em vez de combinar várias lâmpadas dentro de uma sala, uma peça decorativa central é sobreposta à luminárias aerodinâmicas que criam um fundo brilhante para que a peça realmente se destaque.
Hangzhou Spiral Villa / Tsutsumi and Associates
Casa Bluish / Studio Colnaghi Arquitetura
Casa Desdobrada / ACOS (A Collection of Stories)
Apartamento Octógono de Pelayo / Piano Piano Studio
Apartamento In Plain Sight / Nakworks
Apartamento D. Carlos I / CFarquitetos
Apartamento Mazanka / Makhno Studio
Vidro de Piso a Teto
As paredes de vidro são frequentemente usadas no design de interiores contemporâneo para continuar visualmente a estética da planta livre, adicionando um importante elemento de isolamento acústico e enfatizando o material. Elas também permitem que a luz natural flua pela casa - um bônus adicional para os proprietários que preferem não acender as luzes sempre que entram em um cômodo. Janelas de piso a teto são outro item básico da linguagem contemporânea. Ao criar vistas ininterruptas e dissolver os limites entre o interior e o exterior, elas marcam fortes linhas visuais e conectam seus interiores voltados para o futuro ao cenário externo em constante mudança.
Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos
Casa dos Pátios / DADA & Partners
A Casa Branca / Robson Rak Architects and Interior Designers
Casa NORM / Alain Carle Architecte
Refúgio para o Final de Semana / SAK Designs
Duplex The Glass Blocks / Tal Goldsmith Fish Design Studio
Bagh Shahr Villa / Experience Studio
Explore mais interiores utilizam luz indireta nesta pasta My ArchDaily criada pela autora.
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: A Casa Contemporânea, orgulhosamente apresentado pela BUILDNER.
A BUILDNER celebra os concursos de arquitetura como uma ferramenta eficaz para alcançar o progresso, promovendo ideias inovadoras que impulsionam a indústria. “Através de competições acadêmicas e de projetos, estamos construindo uma comunidade inclusiva e diversificada de arquitetos e designers, promovendo tópicos críticos como habitação acessível, sustentável e de pequena escala para enfrentar os desafios globais. Nosso objetivo é inspirar a próxima geração de designers a propor soluções inovadoras e desafiar o status quo”.
Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.